sábado, 7 de novembro de 2009

Burros Bibliotecários da Etiópia





A Rainha Helena é a líder dos burros bibliotecários de Awassa, na Etiópia. Foi ela quem, já no final de 2005, encabeçou o cortejo inaugural desta iniciativa da Ethiopia Reads, saudado efusivamente pela população local.
A Ethiopia Reads foi criada por Yohannes Gebregeorgis, um etíope residente nos EUA, com o objectivo de promover o desenvolvimento da Etiópia através da leitura. Acreditando, pela sua própria experiência pessoal, que os livros e o conhecimento podem dar esperança e mudar vidas, Yohannes e os seus colaboradores criaram a primeira biblioteca pública infantil da Etiópia em 2003, na capital, Adis Abeba.
A Biblioteca Móvel de Burro surgiu mais tarde, para servir as crianças das zonas rurais perto de Awassa, a capital agrícola do país. Os burros são um dos animais mais importantes na vida da população etíope, como meio de transporte, embora nem sempre sejam tratados cuidadosamente.
Associados a um projeto destes, querido pelas populações, são também dignificados e acarinhados. Com os seus enfeites vistosos, a Rainha Helena e os ajudantes puxam pequenas carroças onde estão expostos os livros - muitos deles editados também por iniciativa da Ethiopia Reads, quer em inglês, quer nas línguas faladas no país e com ambientes e histórias locais. E
Estas bibliotecas são, para muitas das crianças, a única forma que têm de praticar a leitura fora dos livros de escola. Outros países africanos têm sistemas de bibliotecas itinerantes similares.

5 comentários:

  1. Nada como a critividade e desprendimento, mas inda uma demostração que maiores são os méritos alcançados na simplicidade.

    ResponderExcluir
  2. Waldenor, dia desses vi uma reportagem na Globo News sobre projeto semelhante na Colômbia. Muito legal!!! Quando eu trabalhava em Biblioteca Pública trabalhava com bibliotecas de cidades pequenas do interior de Minas e via experiências como essa em que vale muito mais a criatividade que qualquer outra coisa... as pessoas não tinham recursos financeiros, mas sobrava boa vontade! Parabéns pelo blog. Já visitou o blog do Departamento? Ass. Terezinha

    ResponderExcluir
  3. nossa adorei seu blog...fico incrivel...=D

    ResponderExcluir
  4. Venho por meio deste parabeniza-lo pelo seu blog e desejar que tenha muito sucesso em seu trabalho.Abraços...

    ResponderExcluir
  5. Que forma inusitada de levar(literalmente!) a informação! rs

    Ótima reportagem, Waldenor!

    Abraços,

    Clotilde

    ResponderExcluir